Bacharelado IOUSP

DSC 0310O ensino de Oceanografia, em nível de graduação, estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e os processos socioantropológicos e atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciados por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão são assentados em práticas que favorecem a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do Bacharel em Oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesses da sociedade.

graduacao10Durante a formação do profissional oceanógrafo são estabelecidas condições de ensino e aprendizado que possibilitam o desenvolvimento de competências no questionamento e integração dos processos oceanográficos, incluindo os produtos de seus estudos. Esta formação consolida-se com o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos em sala de aula, laboratórios didáticos gerais e especializados e de pesquisa estabelecidos na sede do IOUSP em São Paulo, laboratórios de campo nas Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba, e “Dr. João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia, bem como a possibilidade de expansão das atividades na cidade de Santos e embarcações como o Navio Oceanográfico Alpha Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Delphini, Veliger II e Albacora.

A aproximação das populações locais e de seus problemas socioeconômicos e culturais, além dos ambientais possibilita outras oportunidades de atuação no campo da gestão, assessoria e consultoria que podem ser exercidas pelos profissionais formados em oceanografia. Estas estratégias didáticas fornecem aos alunos a uma visão interdisciplinar da Oceanografia e constituem elementos essenciais para possibilitar ao aluno uma excelente vivência profissional e contato com técnicas de coleta de dados, amostras e outras informações científicas.

Dados do curso

 

 Denominação: Oceanografia 
 Área:  Ciências Exatas e da Terra 
 Modalidade oferecida: Bacharelado 
 Habilitações: Não há 
Titulação conferida: Bacharel em Oceanografia - Oceanógrafo
Duração do curso: 10 semestres (mínimo) - 15 semestres (máximo)
Regime acadêmico: Seriado semestral
Turno de oferta: Período integral
Campi de oferta: USP, Butantã, São Paulo

 

Informações básicas do currículo:

Carga horária  Aula (h)  Trabalho (h)  Subtotal (h) 
Obrigatórias  2895  1110  4005
Optativas Eletivas   300  0  300
Optativas Livres   150  0

 150

Total 3345 1110

4455

 

 

Informações específicas:

  • O aluno deverá cursar 20 créditos em disciplinas optativas eletivas e 10 créditos em disciplinas optativas livres;
  • O aluno deverá cumprir estágio embarcado obrigatório de 150 horas.

Objetivos do curso

 

O objetivo do curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP é formar profissionais com conhecimento generalista e abrangente, porém com a sólida formação de um especialista no estudo integrado dos processos do meio marinho. No curso é considerada a diversidade de enfoques e conteúdos das diferentes áreas da Oceanografia, a saber, Física, Química, Geológica e Biológica, direcionadas ao entendimento dos processos e à interpretação e previsão de fenômenos que ocorrem nos oceanos e ambientes transicionais visando à utilização racional de seus recursos renováveis e não renováveis, observando a posição do ser humano neste contexto.

Perfil Profissional

 

 

O perfil almejado na formação do Oceanógrafo egresso do curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP é de um profissional que possa atuar com competência e precisão em diversas áreas das ciências marinhas, tanto para geração de conhecimento como para a aplicação técnica deste. Busca-se a formação de um profissional atualizado, internacionalmente inserido, e com visão crítica, pautada pela multidisciplinaridade, pelo raciocínio lógico e pelo método científico. Além de um cidadão ético, pretende-se formar profissionais versáteis, conscientes e responsáveis, com visão de futuro e perfil integrador, inovador e criativo para a identificação e resolução de problemas, com atuação, empreendedora, colaborativa e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.

A existência de disciplinas básicas e profissionalizantes nas áreas de Física, Química, Geologia e Biologia permitem o desenvolvimento dessas competências. Tal fato é reforçado pela carga horária prática que tais disciplinas têm no curso. Além disso, na formação do Oceanógrafo, o contato direto e frequente com os ambientes naturais marinhos e costeiros e com as relações homem-mar, além da prática em metodologias tradicionais e inovadoras, o torna um profissional especialmente treinado para as diversas atividades que compõem a oceanografia.

Espera-se que com a formação de oceanógrafos de excelente capacitação, em pouco tempo, tais profissionais ocupem postos de destaque no cenário nacional. Isto já vem ocorrendo em função das oportunidades de trabalho geradas e dos novos campos de pesquisa vinculados à preservação e educação ambiental, exploração sustentável de recursos renováveis e não renováveis. O setor público, responsável pela discussão, elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas vinculadas a diferentes setores do governo, mobiliza uma importante parcela do mercado de trabalho para o Oceanógrafo. Na iniciativa privada, a aquicultura e a pesca, ambas centradas na área biológica, e a engenharia oceânica e exploração mineral, na área física e geológica, são exemplos de setores que representam um grande potencial de emprego para Oceanógrafos. As consultorias ambientais, que realizam estudos de impacto e de monitoramento ambiental, geram oportunidades para todas as áreas da oceanografia. O Oceanógrafo também pode atuar na gestão ambiental, articulando ações visando à adequação dos meios de exploração dos recursos naturais às especificidades e fragilidades socioculturais e do meio ambiente. De forma análoga, o Oceanógrafo também pode trabalhar no terceiro setor, desenvolvendo projetos socioambientais voltados à conservação da biodiversidade, educação ambiental e geração de renda em Organizações Não Governamentais.

Avaliação Guia do Estudante

 

O Guia do Estudante é uma publicação anual da Editora Abril, que mostra diversas informações sobre os cursos universitários no Brasil. Apresentam dados sobre os cursos, mercado de trabalho, áreas de atuação e avaliação das melhores instituições de ensino em cada carreira. No total, mais de 13.000 cursos de cerca de 900 faculdades são detalhadas no guia. 

O curso  de Bacharelado em Oceanografia recebeu classificação máxima (5 estrelas), comprovando a excelência do ensino desenvolvido no IOUSP.

ge iousp

Comissão de Graduação

Compete à Comissão de Graduação (CG)  traçar as diretrizes que nortearão a ação da Unidade nos respectivos campos de atuação, obedecidas as normas gerais vigentes, bem como zelar, por meio de avaliações permanentes, pela qualidade do trabalho e pela adequação dos meios às finalidades de cada programa. Adicionalmente: cabe à CG promover atividades de graduação estabelecendo as normas que julgar necessárias para esse efeito.

 

Representantes  Mandato 
Presidente: Prof. Dr. Alexander Turra
Vice-presidente: Prof. Dr. Felipe A. de Lima Toledo 
25/10/2017
20/10/2019
Docente Titular: Prof. Dr. Paulo Yukio Gomes Sumida 
Docente Suplente: Profa. Dra. June Ferraz Dias 

31/10/2016
31/10/2019

Docente Titular: Prof. Dr. Paulo Simonato Piloto
Docente Suplente: Ilana E.K.Coaracy Wainer

31/10/2016
31/10/2019
Docente Titular: Prof. Dr. Felipe Antonio de Lima Toledo 
Docente Suplente: Prof. Dr. Marcos César de Oliveira Santos 
24/10/2015
24/10/2018
Docente Titular: Profa. Dra. Márcia Caruso Bícego
Docente Suplente: Profa. Dra. Karen Badaraco Costa
24/10/2015
24/10/2018
Docente Titular: Prof. Dr. Rubens César Lopes Figueira
Docente Suplente: Prof. Dr. Javier Alcantara Carrió 
09/11/2017
09/11/2020
Docente Titular: Prof. Dr. Tito Monteiro da Cruz Lotufo 
Docente Suplente: Profa. Dra. Silvia Helena de Mello e Sousa 
09/11/2017
09/11/2020
Discente Titular: Júlia da Costa Telles Teo 
Discente Suplente: Jéssica Mayumi Hitai 
14/09/2017
13/09/2018

Coordenação de Curso de Graduação

Docente Membro Área Mandato
Prof. Dr.  Anderson Garbuglio de Oliveira Titular Oceanografia Química 26.06.2018
Profa. Dra. Rosalinda Carmela Montoni Suplente Oceanografia Química 17.12.2017
Prof. Dr. Paulo Simionatto Polito Titular Oceanografia Física 12.09.2019
Profa. Dra. Sueli Susana de Godoi Suplente Oceanografia Física 17.12.2017
Prof. Dr. Christian Millo Titular Oceanografia Geológica 12.09.2019
Prof. Dr. Javier Alcântara Carrió Suplente Oceanografia Geológica 12.09.2019
Prof. Dr. Tito Monteiro da Cruz Lotufo Titular Oceanografia Biológica 12.09.2019
Prof. Dr. Marcelo Roberto Souto de Melo Suplente Oceanografia Biológica 12.09.2019
Profa. Dra. Daniella Mariz Silva Vieira Titular IME 20.08.2017
Discente: Bianca Gabani Titular   25.06.2017
Discente: Suplente    

Secretário:  Rafael Varela

 

Para fazer download do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP, CLIQUE AQUI!

 

Secretaria de Graduação

André Blumer e Rafael Varela
Praça do Oceanográfico, 191 - sala 14A - piso térreo
Cep:05508-120 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 3091-6530
Fax: (11) 3032-3092
E-mail:  | 

Compartilhe