Entidades

logo iojr IO Júnior Consultoria e Educação Ambiental
Empresa Júnior do IOUSP 

A IO Júnior Consultoria e Educação Ambiental é uma associação civil sem fins lucrativos, idealizada, planejada e gerida por alunos do curso de bacharelado em Oceanografia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Foi criada em 2004, e desde então, vem atuando no desenvolvimento de projetos de consultoria e educação ambiental. Tem como missão desenvolver o aluno de oceanografia em questões como a atuação profissional e gestão de projetos, antecipando a realidade de mercado e contribuindo para a formação do espírito empreendedor de seus membros, crucial para um bom posicionamento em empresas nos tempos atuais. Também visamos proporcionar a divulgação da Oceanografia e do profissional Oceanógrafo.

Atualmente, o foco da empresa são projetos que visam principalmente pela busca de maior contato entre o meio acadêmico e empresarial. Diversos projetos foram idealizados e estão atualmente em fase de desenvolvimento.

As empresas juniores são regulamentadas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, atuando nas dependências da Universidade de São Paulo de acordo com normas definidas pelo CoCEX (Conselho de Cultura e Extensão Universitária) da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

As normas para criação e funcionamento de Empresas Juniores, no âmbito da Universidade de São Paulo, estão estabelecidas na Resolução CoCEX nº 6489, de 11 de janeiro de 2013.

logo iojr

www.iojunior.io.usp.br

logo cap Centro Acadêmico Panthalassa
Associação dos estudantes de graduação do IOUSP

O Centro Acadêmico Panthalassa é a entidade representativa que congrega os alunos do curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP. Tem por objetivo defender os interesses e demandas dos estudantes, além de promover fóruns de discussão (Assembleias Gerais, Grupo no Facebook, Emails) e a participação de todos nestes.

Criado em 13 de maio de 2004, possui algumas finalidades como: Representar os estudantes e defender seus direitos; Promover a integração entre os estudantes e a comunidade acadêmica, contribuindo para o aprimoramento das atividades universitárias; Estabelecer contatos com profissionais da área; Além de estimular atividades de cunho científico, ambiental, educacional, cultural, político, desportivo e social entre os alunos.

É fundamental no desenvolvimento das atividades discentes na universidade. Discute soluções para os problemas do curso e garante a participação democrática dos alunos perante a instituição. Sendo assim, contribui para a melhoria da qualidade do curso e na formação de profissionais de excelência.

 logo cap

www.capanthalassa.com

logo gremio iousp Grêmio do Instituto Oceanográfico da USP
Associação dos servidores docentes e não-docentes do IOUSP

O Grêmio do Instituto Oceanográfico, fundado em 13 de abril de 1994, é uma sociedade civil sens fins lucrativos e políticos, de duração indeterminada. 

Tem como finalidade a integração dos servidores docentes e não-docentes do IOUSP, promovendo a realização de atividades socioculturais e recreativas.

 

Representantes   
Presidente: Maria de Fátima do Rozário Farias
Vice-presidente:  Wilson Santo Donati
 
1º Secretária:  Edna Conceição de Souza David
2º Secretária:  Vanilde Ferreira de Oliveira
 
1º Tesoureiro:  Alexandre Moreira
2º Tesoureiro: Eduardo David
 
Diretoria Social/Assistencial: Roberto Lasdenia  
1º Diretor de Esportes, Recreação e Cultura: Luiz Antonio de Andrade Mariano
2º Diretor de Esportes, Recreação e Cultura: Walter Barbosa
 
1º Conselho Fiscal: Cláudio Guimarães
2º Conselho Fiscal: Ruth da Silva
 
1º Vogal: José Carlos de Miranda
2º Vogal: Roberto Corrêa de Almeida Junior
 

 

logo gremio iousp

logo cipa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Comissão para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho

A CIPA é uma comissão de funcionários eleitos e /ou designados, cujo objetivo é zelar pela prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de maneira a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador

A CIPA levanta os problemas, identifica as causas, colhe sugestões e necessidades e apresenta tudo à direção da Instituição, solicitando providencias.

Procura, ainda, orientar as chefias quantos aos riscos e providencias a serem tomadas nas várias situações possíveis de surgir que ameacem a segurança e saúde do trabalhador.

Promove palestras e orientações sobre doenças e demais situações ligadas à saúde do trabalhador.


Como o trabalhador pode ajudar?

Primeiramente, não se acidentando. Para isso, 02 pontos são necessários:

  • Utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual);
  • Informarem à CIPA as situações de risco, individuais e/ ou coletivas.

E no caso da ocorrência de acidentes?

A CIPA deverá ser imediatamente comunicada através do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), com o objetivo de investigar a causa e solicitar providências junto à Administração, de forma a se evitar reincidências tanto no que se refere a riscos individuais como coletivos.

 

Representantes designados
E-mail Telefone
Presidente: Camila Martins de Andrade (DOB) 30916594
Membro Titular: Alex Pereira (Manutenção) 30916535
Membro Suplente: André Leonardo de Albuquerque Neves (DOB) 30916670
Membro Suplente: Wilson Natal de Oliveira (DOF) 30916574
Secretária: Marta Darcila de Araújo de Miranda (Biblioteca) 30916593
Secretária Suplente: Letícia Furusawa Rodrigues (Serviço de pós-graduação)  
     
Representantes Eleitos E-mail Telefone
Vice-pesidente: Márcio Novaes Silva (Operacional) 30910816
Membro Titular: Sérgio Lúcio de Oliveira (Transporte) 30916537
Membro Suplente: Florinalva Alves Barbosa (Pessoal) 30916533
Membro Suplente: Marly Alves Moreira (Compras) 30916520

 

 

 

logo cipa

Compartilhe